Muitos problemas miccionais, como as infecções urinárias, a incontinência (perda involuntária de urina) e as dificuldades no esvaziamento da bexiga, podem ser causados por hábitos incorretos no dia a dia.
Confira no algumas dicas de bons hábitos miccionais!
O que é disfunção miccional?
O termo disfunção miccional é utilizado para definir um problema no funcionamento da bexiga, como a dificuldade de esvaziamento, a incontinência (perda involuntária de urina) ou a infecção urinária.
Quais as causas das disfunções miccionais?
Em alguns casos, alterações anatômicas do sistema urinário, problemas no controle neurológico e fatores emocionais podem causar as disfunções miccionais. Mas existem hábitos que também favorecem estes problemas, como permanecer muito tempo sem urinar, não relaxar durante a micção e ingerir volumes inadequados de água.
Siga as dicas de Bons Hábitos Miccionais como uma forma de manter a saúde da sua bexiga e evitar desconfortos!
- Procure sentar-se no vaso e relaxar, isso favorece o esvaziamento completo a bexiga. Se você usa frequentemente banheiros públicos, a dica é andar com um “kit higiênico”, para usar quando as condições de limpeza não forem boas.
- Não tenha pressa! Esvazie a bexiga completamente.
- Evite também intervalos muito curtos. Sabe aquele “xixi preventivo” que fazemos todas as vezes que saímos de casa, chegamos a algum local ou, simplesmente, estamos próximas a um banheiro? Este hábito pode tornar a capacidade da bexiga reduzida e se tornar um incômodo no dia a dia.
- Evite permanecer longos períodos sem urinar. Além de favorecer infecções urinárias, é mais difícil evitar a perda de urina durante o esforço (tosse, espirro) quando a bexiga está muito cheia. Recomendam-se intervalos de aproximadamente 3 horas entre uma micção e outra.
- Mantenha uma boa ingesta de água. Os excessos sobrecarregam a bexiga e podem dar aquela sensação de urgência, além da vontade de urinar toda hora. Os volumes reduzidos favorecem as infecções urinárias. Recomenda-se, para um adulto, a ingesta aproximada de 1,5 a 2 litros de água por dia. Mas essa quantidade pode variar de acordo com o peso corporal, a rotina de atividade física e a presença de doenças. O ideal é consultar um nutricionista para estabelecer a sua necessidade individual.
- O excesso de alguns alimentos pode aumentar a urgência ou a necessidade de levantar-se à noite para ir ao banheiro. Se você tem esses sintomas, evite os excessos de chocolate, frutas cítricas, alimentos picantes, bebidas com cafeína (café e chás), gaseificadas e alcoólicas.
Você tem algum incômodo ou queixa referente à micção? Procure adequar seus hábitos e relate o problema para o médico (ginecologista e/ou urologista), pois ele vai descartar doenças e indicar o tratamento adequado. A Fisioterapia é um tipo de tratamento conservador recomendado.
Texto escrito pela fisioterapeuta Luciana Moreno – CREFITO 4 25.186-F