Sabrina Baracho

Graduada em Fisioterapia pela UFMG em 2005, Sabrina Baracho procurou direcionar sua prática para a Saúde da Mulher desde a graduação, motivada pelo trabalho da fisioterapeuta Elza Baracho, pioneira na área.  No início da sua vida profissional, trabalhou na Clínica Saúde Integral da Mulher, onde vivenciou o trabalho interdisciplinar e integrado da Saúde da Mulher em todas as fases de sua vida: do nascimento à terceira idade, passando pela gestação, saúde do bebê e da criança. Ali teve a certeza de que gostaria de trabalhar em equipe interdisciplinar. Nos anos seguintes, continuou em parceria com Elza Baracho no consultório, dedicando-se, em paralelo, à área acadêmica e pesquisas científicas. Fez pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher na FCMMG, onde atualmente é professora. Lecionou na PUC-MG e UFMG, onde teve oportunidade de trabalhar em maternidades, centros de saúde e ambulatórios. Em 2010, concluiu o Mestrado em Ciências da Reabilitação na UFMG, no qual estudou as repercussões do parto vaginal para o assoalho pélvico, ampliando sua visão sobre a importância dos cuidados com a pelve durante a gravidez e o pós-parto. No mesmo ano, foi convidada para integrar a equipe multiprofissional do Núcleo Bem Nascer, oferecendo os cuidados fisioterapêuticos às gestantes e puérperas. Este trabalho se manteve no Instituto Nascer, onde Sabrina Baracho coordenou o Serviço de Fisioterapia entre 2013 e 2015.

Durante os anos de assistência clínica, Sabrina foi percebendo a necessidade de ampliar os serviços oferecidos às mulheres na área de Fisioterapia. Assim surgiu a clínica Sabrina Baracho Fisioterapia, em Julho de 2015, buscando oferecer uma assistência qualificada, personalizada e baseada em evidências científicas nas áreas de Obstetrícia, Disfunções do Assoalho Pélvico, Reabilitação Postural e Pilates.

Sabrina Baracho dedicou-se a formar uma equipe altamente capacitada e uma estrutura moderna para oferecer atendimentos com excelência focados na reabilitação, prevenção e promoção da saúde feminina. Os profissionais que integram a equipe aliam experiência, sólida formação teórica e constante atualização científica. Tudo isso para atender as demandas de cada mulher individualmente. Estes são os principais diferenciais da Clínica.

Para cumprir sua missão de prevenção e promoção da saúde da mulher, a clínica oferece, além dos atendimentos, palestras e encontros para discussão de diversos assuntos relacionados à saúde da população feminina. Além disso, cursos de formação profissional destinados a fisioterapeutas são ministrados.