PROGRAMA DE EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O PÓS-PARTO

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

O Programa de Exercícios Especializados para o Pós-Parto tem como objetivos:

– Diminuição da diástase do reto abdominal (separação que ocorre entre os feixes do músculo do abdômen na gestação) e fortalecimento do abdômen com exercícios adequados e específicos

– Prevenção e tratamento de dores nas regiões que sofrem sobrecarga durante os cuidados com o bebê

– Ganho de força e resistência de grupos musculares específicos

– Reeducação da postura

– Melhora da percepção corporal

– Diminuição de sobrecarga no sistema musculoesquelético pelo treino de padrões de movimento que devem ser realizados nas atividades com o bebê

– Relaxamento e interação com outras mães para troca de experiências.

São utilizadas técnicas da Fisioterapia associadas aos exercícios específicos para potencializar os resultados, oferecendo assim um serviço diferenciado.

QUANDO FAZER?

Após liberação do seu médico e de avaliação fisioterapêutica especializada.

O Programa de Exercícios Especializados para o Pós-Parto pode ser feito em domicílio ou na clínica (individual ou em grupos), com estrutura para receber o seu bebê, que poderá participar das sessões junto com você. O grupo tem número reduzido de mulheres (duas a três), o que permite um acompanhamento mais individualizado e supervisionado.

PORQUE COMEÇAR COM ESSE PROGRAMA ANTES DE VOLTAR PARA AS ATIVIDADES FÍSICAS HABITUAIS?

O retorno às atividades físicas sem orientação profissional especializada pode oferecer riscos, como lesões nas articulações e músculos; prolapsos de órgãos pélvicos (“queda” de bexiga, por exemplo); incontinência urinária (perda involuntária de urina) e aumento da diástase abdominal.

O Programa de Exercícios Especializados para o Pós-Parto é realizado por fisioterapeutas especializadas na área de Movimento Humano e com experiência em Obstetrícia. Dessa forma, possui um olhar atento às necessidades e cuidados específicos do pós-parto, tornando a atividade segura e eficaz.

Assim que você estiver com padrões adequados de movimento, funcionalmente estável e com uma força/tônus e resistência adequados para realizar suas atividades físicas habituais em uma academia, você será orientada e auxiliada pelo fisioterapeuta quanto à escolha da melhor atividade, considerando sua preferência, facilidade de adesão e riscos de acordo com suas particularidades. Normalmente, é recomendável que se realize em torno de 3 meses do Programa de Exercícios Especializados para o Pós-Parto antes de iniciar as atividades habituais em academias. Nessa transição, o fisioterapeuta comunicará, por meio de relatório, com o educador físico ou outro profissional que dará continuidade ao plano de exercícios.